Dicas para manter a felicidade no trabalho
Para encontrar a felicidade no trabalho, deve investir em primeiro lugar na sua carreira. Descobrir qual a sua verdadeira vocação ou os valores mais importantes para si seja qual for a tarefa que execute, é o primeiro passo. Seja para manter a felicidade já existente ou criar uma mudança na sua carreira em busca da satisfação profissional, importa seguir algumas dicas de boas práticas e treiná-las como, por exemplo, as dicas seguintes.
Pratique a comunicação aberta
Seja sempre sincero quanto aos seus propósitos. Se existe algo que o incomoda, procure o seu líder para uma conversa franca e honesta. E lembre-se também de construir bons relacionamentos com os seus colegas a partir de um diálogo objectivo, assertivo e gentil.
Encontros cara a cara
Na era digital, as conversas por e-mail e plataformas de mensagens instantâneas são muito frequentes e muito dadas a interpretações enviesadas e incorrectas. E não substituem o valor do presencial.
Afinal, quem está do outro do lado do ecrã não consegue ver as suas expressões e não escuta o seu verdadeiro tom de voz. Além disso, até um simples ponto final no final de uma frase pode dar a impressão errada. Por isso, para assuntos delicados, prefira marcar conversas presenciais.
Defina metas claras
Uma das maiores necessidades na sua vida profissional é saber aonde quer chegar. Inicie um processo de auto conhecimento para identificar os seus objetivos. Peça a orientação de um profissional de coaching que o ensinará a desenhar correctamente as metas a alcançar e a forma de lá chegar!
Aprenda a reconhecer o sucesso alheio e crie felicidade no trabalho
Se deseja sentir-se reconhecido, também deve saber reconhecer. Se um colega fez algo digno de “parabéns”, elogie. Saiba que pode ser responsável pela felicidade alheia e que algumas palavras simples no momento certo podem “fazer o dia” de um colega!
Respeite os colaboradores
Esta aqui vale sobretudo para os líderes. Se ainda pratica o estilo de liderança autoritário, saiba que chegou o momento de mudar. É claro que, em muitas ocasiões, é necessário manifestar o seu perfil directivo. Mas no dia a dia, é muito mais inteligente e produtivo respeitar os limites dos seus colaboradores e apoiá-los nos seus processos.
Forneça feedback constantemente
Não gostou de algo? Diga! Mas tenha cuidado em praticar o feedback, que exige respeito, educação e cordialidade. AS respostas e reacções de “cabeça quente” são altamente desaconselhados! Em vez disso, procure estabelecer reuniões de feedback periódicas.