É mesmo feliz? As suas palavras são congruentes com os seus comportamentos?
O teste do filme mudo é um exercício simples para confirmar se as suas ações se alinham com as suas palavras e as suas expectativas. Quais os exemplos de felicidade que dá aos outros?
Imagine que alguém próximo de si está a assistir aos seus comportamentos e hábitos mas sem ouvir o som das suas palavras (como se se tratasse de um filme mudo). Será que o outro consideraria o seu comportamento congruente com as suas habituais palavras?
Muitos de nós sente dúvidas sobre as medidas a tomar para “consertar” o comportamento dos outros. Muitos não sabem por que é que os outros são reactivos quando se lhes pede algo; nem sabem como ajudá-los a sentirem-se mais confiantes. Sentem medo de estar a fazer tudo errado e, por vezes, ficam à espera que tudo funcione perfeitamente e sem percalços. Mas o que muitos não estão a fazer é permitirem-se reconhecer as próprias reações e emoções quando estão perto de outras pessoas com as quais vivem e trabalham.
Preste atenção: as suas ações precedem as suas emoções. Quando fundamenta as suas ações em conhecimento e valores, em vez de esperança ou medo, as suas emoções alteram-se para poderem passar a refletir as suas ações. Essa é a chave para se sentir feliz e confiante e poder tranquilizar-se relativamente à sua forma de influência e inspiração – aquilo a que se chama habitualmente liderança intencional.