A Arquitetura que faz toda a gente se sentir bem
Através dos nossos 5 sentidos temos a experiência da alegria, da calma, da ansiedade, tristeza, tranquilidade, saciedade, ânimo e tantas outras captadas pelos nossos ouvidos, olhos, boca, tato e nariz. Essa experiência sentida provoca em nós sentimentos e nos levam a experimentar variadas sensações. Hora de felicidade, hora não.
Captamos os lugares quando olhamos, cheiramos, sentimos com a nossa pele, o tato sensível da ponta dos dedos e as vezes até o paladar nos leva a ter uma experiência concreta com o lugar, quando por exemplo estamos juntos ao mar e abrimos a nossa boca e deixamos a maresia nos envolver por completo, nem é preciso estar dentro d’água, mas a sensação é mesmo de um belo mergulho!
Em ambientes de trabalho ou nos nossos novos home offices sentimos da mesma maneira o espaço que nos envolve. Nem nos damos conta de quantos metros estamos distantes ou perto da janela até que os nossos olhos começarem a arder, porque a luz está a incomodar, por falta ou por excesso. Ou mesmo quando chegamos à nossa casa e sentimos um desconforto na lombar, sentamos num sofá macio e só então pensamos: “Se calhar aquela minha secretária estar a dar cabo de mim.”
O trabalho de arquitetura é muito comum ser associado à belas imagens de casas ou zonas de trabalho, com cortinados e tapetes tão lindos de tirar o fôlego num espaço aconchegante com cores que combinam entre sim, até parecem verdadeiros paraísos! Aquelas imagens que só nos apetece mesmo é estar lá e desfrutar daquele lugar idílico!
De facto, tornar um lugar bonito aos olhos faz parte do trabalho das arquitetas e dos arquitetos. Mas o que nem toda a gente sabe é que para aquela bela sala ou mesmo um local de trabalho ficar agradável aos olhos, é preciso antes de tudo que o lugar seja confortável, seguro e saudável.
Para isso, os níveis de luz devem ser devidamente calculados com base na tarefa que vai ser executada. As janelas devem estar dimensionadas e posicionadas de modo a explorar o que cada ponto cardeal tem de melhor ou proteger daqueles que, em alguns momentos, não são os melhores. As mesas precisam ser pensadas e organizadas de tal modo que o espaço seja prático e não crie uma sensação de labirinto ou de dispersão, onde não promove a interação positiva entre as pessoas.
Há tanto para dizer sobre o que está por detrás de um belo ambiente planeado para o bem-estar e/ou a produtividade de um lugar. No caso dos lugares de trabalho isto é ainda mais importante, porque muitas empresas perdem pessoas de grande valor somente por que, como dizem, o “ambiente não era bom”. E a área de Recursos Humanos gasta horas e horas a estudar, planear e avaliar quais serão as melhores estratégias para que os colaboradores se sintam bem. Entretanto, a chave para isto nem sempre está no clima organizacional, está por vezes nas soluções do ambiente físico. Na qualidade da água que se bebe e onde ela foi posicionada, no conforto das secretárias ou, simplesmente, porque aquele colaborador mais sensível ao frio, ficou do lado do outro que cresceu na Islândia e, para este, trabalhar a uma temperatura menor que 21 graus celsius é enorme desconforto!!!
Para solucionar estas questões em ambientes de trabalho os arquitetos podem ser grandes aliados, porque têm um enorme arsenal capaz de promover melhorias simples, sem gerar despesas elevadas, como por exemplo, redesenhar o layout das estações de trabalho, pintar as paredes com cores que estimulem a produtividade, substituir os cortinados, trocar o tipo das lâmpadas ou os tipos de luminárias, colocar as impressoras em locais que a emissão dos gases danosos à saúde (sim, porque os há!!) sejam dissipados ou mesmo escolher as plantas mais adequadas para estarem num espaço fechado entre muitas outras coisas.
Por fim, tudo ajustada ao conforto e segurança de cada pessoa aí sim, entra a beleza do lugar. Tudo nos espaços de trabalho deve estar harmónico, bonito e agradável àquele sentido que cada vez mais somos sensíveis, a visão. Como dizia Vinícius de Moraes, o poeta e diplomata brasileiro: beleza é fundamental!!!!