26 de Março, 2021

Como aumentar a força de vontade

Por Cristina Valente

A força de vontade é uma reação a um conflito interno. Você quer fazer algo, por exemplo fumar um cigarro, fazer dieta ou deixar de gritar com o seu filho…mas não consegue! E quando não consegue, deixa de tentar.

Pois bem, o cortex pré-frontal (a zona junto à testa) é a parte do cérebro responsável pela tomada de decisão e pela regulação dos nossos comportamentos. É onde acontece também o auto-controlo ou a força de vontade.

  • Para conseguirmos controlar os nossos impulsos e tomarmos decisões bem fundamentadas precisamos de nutrir o nosso córtex pré-frontal com alimentos de qualidade. Assim, com energia suficiente, podemos fazer melhor o nosso “trabalho” e termos um sono com mais qualidade – o que se torna essencial para o nosso desempenho cognitivo
  • A força de vontade parece ser finita – ou seja, temos uma determinada quantidade que vai-se gastando ao longo do dia, à medida que a vamos usando.

Podemos olhar para a força de vontade (seja controlar o nosso temperamento, ignorar distrações ou recusar algo) como um músculo – isto é, pode ficar exausto pelo uso excessivo. Mas, tal como os nossos músculos físicos, a força de vontade pode treinar-se.

Como aumentar a sua força de vontade

OK, já sabemos que a força de vontade diminui ao longo do dia, e ainda mais quando sujeita a grandes níveis de stresse. Vejamos então que opções temos para tornarmos este nosso “músculo” mais forte:

  • Aprender a gerir o stress
  • Encorajar-se a si próprio e ser fiel a um plano
  • Dormir mais ajuda o cérebro a gerir melhor a energia
  • Medite (nem que seja apenas durante 8 semanas)
  • Mais exercício e melhor alimentação: a forma mais ignorada de sempre para aumentar a força de vontade

…enfim, ser Feliz exige “toneladas” de força de vontade!