23 de Abril, 2021

Dicas simples e eficazes para treinar a Felicidade

Por Cristina Valente

Prolongue o prazer das experiências positivas:
a expectativa de uma experiência que se imagina agradável deve ser prolongada. Por exemplo: o planeamento dos fins de semana, das férias, das visitas aos amigos. Pensar detalhadamente mas sem pressão nas atividades costuma trazer felicidade. O mesmo vale para experiências mais pequenas, como saborear lentamente cada pedaço da sobremesa preferida.

Exercícios na natureza:
alguns minutos de exercício na natureza podem melhorar os níveis de humor. A ciência também já provou que o exercício físico liberta as chamadas hormonas da felicidade: serotonina, endorfina, dopamina e ocitocina.

Usar melhor o dinheiro:
estudos já mostraram que não existe uma relação direta entre riqueza e felicidade. Ou seja, o facto de a pessoa ter muito dinheiro não significa, necessariamente, que seja feliz. Mas a ciência já descobriu pelo menos duas maneiras de obter mais felicidade usando o dinheiro: comprar experiências (uma viagem de férias, por exemplo) em vez de coisas (materiais) e gastar uma parte do dinheiro com os outros.

Gerir fracassos:
as pessoas que superam as adversidades, diz a ciência, conseguem sair-se melhor na vida porque aprendem a lidar com os desafios. O fracasso é considerado um ótimo professor, pois ajuda a pessoa a perceber o que não funciona e corrigir rumos

Variar as actividades do dia a dia:
o ser humano é atraído pela novidade e costuma ficar aborrecido quando tem que fazer a mesma coisa repetidamente. Tente descobrir formas de introduzir novidades no seu dia a dia para se sentir mais motivado a concluir uma tarefa. Por exemplo, fazer o trabalho enquanto ouve uma música (se a atividade permitir, óbvio) ou interagir com pessoas diferentes.

Evitar a comparação com os outros:
se é daquelas pessoas que fica incomodada quando o colega de trabalho recebe uma promoção ou porque o amigo comprou uma casa nova ou está a mudar de carro, saiba que a ciência já provou que a comparação social é uma das maiores barreiras à felicidade e motivação. Portanto, redirecione a sua atenção para os seus padrões internos de sucesso e faça a sua parte! Bom trabalho!