Felicidade e desenvolvimento emocional
Já se perguntou porque é que algumas pessoas têm determinados resultados fazendo determinadas coisas e outras, fazendo o mesmo, não o conseguem?!
Uma das principais razões que interferem nessa equação é a forma como cada pessoa lida com as suas emoções: algumas fazem-no de forma negativa e destrutiva enquanto outras o fazem positiva e construtivamente.
Os primeiros (negativos, fixos) vivem com muitas dificuldades, focam-se nos problemas e no que não podem fazer;
Os segundos (positivos, adaptáveis) vivem com com facilidade, tudo é simples, focam-se em soluções e no que podem fazer.
Motivação:
- Para o primeiro grupo, a motivação (ou o entusiasmo) vem dos resultados, e, quando eles não aparecem a energia esvai-se.
- Para o do segundo grupo, a motivação vem da visão e, enquanto não aparecem os resultados, intensificam a luta até a realizar.
Obstáculos:
- Umas odeiam (emoção) os obstáculos e, se os superam, fazem-no contrariadas. Prefeririam não ter de lidar com estes “problemas”.
- As outras adoram obstáculos. Chamam desafios aos problemas e ficam entusiasmados e com energia quando se lhes depara um difícil pela frente.
Na tomada de decisões:
- O primeiro grupo, formula os objectivos na forma: “eu gostava de…”. Depois olham para a realidade e reparam que esta não permite que o objetivo se concretize e formulam isso assim: “mas não posso” e não tomam decisão nenhuma.
- As do segundo grupo têm um objetivo e formulam-no assim “eu quero…” e tomam a decisão de o conseguir. Depois, como no primeiro grupo, olham para a sua realidade e reparam que a realidade não permite que o objetivo se concretize. Então formulam isso assim: “o que preciso fazer para mudar a realidade por forma a conseguir concretizar o meu objetivo?”.
No caso das pessoas do segundo grupo, a decisão foi tomada independentemente das circunstâncias, porque estas podem ser mudadas. A decisão foi tomada baseada no seu objetivo.
O segundo grupo é mais livre do que o primeiro porque usa a energia das suas emoções para impulsioná-las para a frente na direcção que querem ir.
Sugestão: pode transformar qualquer emoção negativa em positiva:
- Procurando o lado bom que existe em todas as coisas
- Sorrindo diante da adversidade
- Entendendo que pode transformar as circunstâncias
- Desligando-se emocionalmente do resultado (ou das consequências) e fazendo o seu melhor.
Nada mais lhe é pedido que não seja “dar o seu melhor”. Vai ver que as dificuldades estão magicamente calibradas para a sua capacidade de as superar e que a vida é um jogo divertido.