21 de Maio, 2021

Felicidade no trabalho

Por Cristina Valente

Quem não gosta de ser tratado com gentileza e, ainda por cima, ver o seu trabalho ser elogiado? A necessidade de o seu valor ser reconhecido, de ser respeitado e estimado, é uma necessidade humana básica – de acordo com a teoria de Maslow (para além das necessidades fisiológicas, de segurança, de amor e de realização pessoal).

O que significa para si, sentir felicidade no trabalho? Embora não exista uma resposta exacta, alguns fatores contribuem para que a felicidade fique mais perto:

Desafios constantes
Os desafios são essenciais para que a motivação continue sempre em alta. Quando se fica preso à zona de conforto, a apatia e a insatisfação acabam por instalar-se…confortavelmente! Por outro lado, o encorajamento traz mais ânimo e produtividade – emoções colaboram para que a felicidade venha à tona.

Perspectiva
Onde se vê daqui a cinco ou dez anos? Essa pergunta, muito usada em processos de recrutamento e selecção, leva as pessoas a pensarem nos seus próprios sonhos.
Ter objetivos traçados é uma forma de continuar a sentir-se envolvido e também ajuda a perceber se os seus planos estão perto de serem cumpridos.

Relacionamentos positivos
O clima organizacional influencia muito a felicidade no trabalho. É difícil sentir-se plenamente realizado num ambiente repleto de intrigas e conflitos. Por isso, cultivar bons relacionamentos é parte importante desse processo.
Se notar que a competitividade ou quaisquer outros desentendimentos possam estar a prejudicar a convivência com os seus colegas, procure resolver logo e, se não conseguir, peça ajuda de alguém compreensivo e competente.
Estabeleça um diálogo verdadeiro e coloque-se à disposição para solucionar os problemas.

Segurança
O trabalho é, provavelmente, a sua fonte de sustento. E, quando não é certo de que este esteja seguro, é inevitável que haja tensão e a angústia. Quando isso se torna na preocupação principal, é difícil alguém concentrar-se na busca pela felicidade.
Ninguém está a salvo de um despedimento, mas ter a tranquilidade de trabalhar num lugar que se rege pela transparência e abertura em relação às expectativas, é fundamental para se poder aproximar da satisfação profissional.