No dia 19 de Março comemora-se o Dia do Pai e no dia seguinte, o Dia Internacional da Felicidade! Coincidências?! Hum…talvez não!
As redes sociais estão repletas de fotos de crianças felizes, partilhadas pelos pais e com legendas como “o dia mais feliz da minha vida” ou “o pai mais feliz do mundo!”. Numerosos aforismos que circulam online perpetuam a associação entre parentalidade e felicidade.
Por outro lado, surgem cada vez mais evidências que associam a falta de alegria e felicidade dos pais ao aumento do stresse e problemas de saúde mental (agravados com a actual crise económica e sanitária).
Será que ainda vai a tempo de recuperar alguma felicidade e tranquilidade…antes que esta pandemia termine? A resposta é: sim! E a ciência da felicidade pode dar uma ajuda! A pesquisa neste campo garante que existe um fator-chave que separa os pais “felizes” dos “menos felizes”. Ao adoptar de forma intencional esse fator na sua vida, terá uma probabilidade maior de fazer parte do primeiro grupo!
Pais felizes focam-se no significado de “ter um filho” (propósito), em vez de se focarem nos altos e baixos do dia-a-dia.
Se se concentrar apenas no prazer ou sentimentos positivos momentâneos, passará a vida a decepcionar-se. Mas em vez de tentar maximizar os momentos positivos constantemente, procure antes alcançar uma vida com propósito.
Como? Parando de pensar nas pequenas tarefas como tarefas domésticas e encontre formas criativas de apreciá-las. Por exemplo, em vez de pensar na educação/ parentalidade como uma via sacra, veja-se no papel de um guia ou mentor privilegiado! Pode aplicar isso a qualquer aspecto da parentalidade que o deixe louco! Comece a pensar na forma como a existência do seu filho dá à sua vida um sentido de propósito e significado. Imagine que tem a carreira profissional mais gratificante do mundo. Nada…comparado com ser responsável por uma vida que trouxe ao mundo e inspirá-lo para tornar-se no melhor ser humano que consegue ser!
Por isso, pela vossa saúde, decida ser um pai feliz!
Sobre o autor
Formada em Psicologia pelo I.S.P.A. e em Programação Neuro-Linguística (PNL), Hipnose Clínica e Renascimento Integrativo pelo INEXH - Instituto Nacional de Excelência Humana (São Paulo, Brasil), de que é representante em Portugal. » Linkedin