23 de Julho, 2021

Qual a relação entre videogames e Felicidade?

Por Cristina Valente

À partida, parece não haver qualquer relação entre jogos digitais e felicidade! O envolvimento e a emoção gerados pelos jogos de smartphones, tablets, computadores, PlayStations, etc., são estudados minuciosamente, representando um investimento de milhões de dólares na sua concepção e na contratação de neurocientistas e neuropsicólogos, para além de web designers e programadores sobredotados!

O segredo por trás desses jogos são: diversão, num ambiente altamente estimulante e encorajamento para o sucesso. Na verdade, esses jogos são irresistíveis porque:

  • proporcionam experiências divertidas;
  • transportam o jogador para novas realidades, permitindo ao jogador assumir o papel de alguém novo e diferente, no mundo do fantástico: super-heróis, criaturas míticas, alienígenas, monstros e uma variedade de cenários inspiradores, reproduzindo assim a matéria de que são feitos os sonhos!;
  • satisfazem as necessidades de autorealização e de reconhecimento (considerado um dos níveis mais complexos das necessidades humanas básicas). Um jogo é essencialmente uma missão para perseguir um objetivo e uma forma de alimentar o desejo natural de conquistas – é dado ao jogador, consistentemente, algo para alcançar mantendo-o assim constantemente interessado e envolvido. O cérebro humano anda sempre à procura de realizações;
  • priveligiam os detalhes (a atenção aos detalhes é notável, o elemento “uau” é imprescindível num jogo). Os jogos são concebidos para que, momento a momento, os elementos gráficos e interativos, as imagens e os sons tornem a experiência de jogar em algo inesquecível;
  • simulam experiências novas e diferentes; é extremamente emocionante para um jogador poder sentir que faz parte do mundo do futebol ou de outros desportos – uma oportunidade de simular uma vida que nunca teria de outra forma. Desportos e artes são apenas um exemplo, mas existem jogos em que é possível viver através de um avatar num “mundo real”.
  • oferecem a capacidade para subir de nível e continuar, permitindo ao jogador ultrapassar obstáculos e seguir em frente, oferecendo vários níveis de conquista. O jogador pode ter feito o mínimo necessário para seguir em frente, mas pode sempre voltar a esforçar-se para algo mais. Progride através dos níveis, alcança classificações que permitem desbloquear conteúdos como, por exemplo, melhores armas ou maior protecção contra o inimigo, diferentes tipos de equipamentos, maior resiliência e muito mais.
  • permitem mostrar ao jogador quão bem-sucedido pode ser, levando-o a ganhar pontos, a receber títulos e até mensagens de encorajamento!

O que mais um jogador poderia querer de uma experiência motivacional e inspiradora? Diversão, simular experiências, a importância dos detalhes e da surpresa, competição, reconhecimento, autorealização e a capacidade de se transportar para mundos e lugares inteiramente novos?

A pergunta imperiosa é: como poderá o leitor transportar esta lógica de jogo para a sua vida e torná-la mais feliz? Siga os mesmos princípios – motivação, inspiração, fé e encorajamento – para que se sinta bem sucedido também noutras áreas, designadamente na criação de hábitos importantes para uma vida saudável e feliz.